EUA farão auditoria no sistema de sanidade pecuária brasileiro em maio
Secretário do Mapa assegurou que visita técnica é de rotina, realizada a cada dois anos, sem relação com tarifaço de Trump
Victor Faverin
Estadão Conteúdo
Carne bovina frigoríficos.
Os Estados Unidos farão em maio uma vistoria no sistema de sanidade pecuária brasileiro. A auditoria, realizada a cada dois anos, foi comunicada pelo Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar (FSIS, na sigla em inglês) do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).
As visitas técnicas serão feitas no serviço oficial brasileiro e incluirão frigoríficos habilitados a exportar carne bovina para o país.
O secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Luis Rua, ressaltou que se trata de uma auditoria de rotina sobre o sistema de exportação como um todo e não será voltado a empresas específicas.
Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo:siga o Canal Rural no Google News!
“Alguns países, quando abrem mercado para o Brasil, fazem auditoria de rotina para verificar as garantias do sistema. É uma prática rotineira e previamente agendada que visa aferir se o Brasil tem condições de manter as garantias do protocolo acordado entre os países”, disse o secretário.
De acordo com ele, a auditoria tende a se concentrar sobre o serviço oficial brasileiro, incluindo processo de documentação e inspeção, podendo abranger visitas em frigoríficos por amostra. “Às vezes, uma determinada planta é escolhida por facilidade logística. É uma agenda rotineira dentro da prática de manutenção de mercados”, esclareceu Rua.