Produção de soja no Matopiba deve crescer 11% ao ano na próxima década
Áreas de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia registraram aumento de 114% na colheita do grão nas últimas dez safras
Victor Faverin
01/04/2025
A produção de soja dos estados do Matopiba, áreas produtivas que abrangem os estados de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, registrou crescimento médio de 114% nas últimas dez safras. É o que dizem os números da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) ao se considerar os resultados da temporada 2014/15 e o estimado para o ciclo 2024/25.
De acordo com projeção da datatech EEmovel Agro, a tendência de crescimento da região para a próxima década é de 11,01% ao ano. Quando analisada a produção total de grãos, o crescimento na última década foi de 84,32%, com uma média anual de 8,43%.
Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
A região também se destaca pela diversidade de suas propriedades rurais, que vão desde pequenas fazendas familiares até grandes áreas de cultivo.
Tais características a diferem do Centro-Oeste, por exemplo, onde lavouras de milhares de hectares imperam. A título de comparação, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal tiveram incremento de 104,8% na produção da oleaginosa nos últimos dez anos.
Para o engenheiro agrícola e diretor da datatech, Luiz Almeida, a variedade do Matopiba permite que empresas segmentem suas ações de forma mais precisa, considerando o perfil e a escala de produção de cada produtor.