Clima de verão impulsiona o ritmo da colheita do milho 1ª safra
Angela Ruiz 26/02/2025
No Paraná, o milho 1ª safra segue em fase de maturação no campo. Nos últimos dias, os trabalhos de colheita foram favorecidos pelo clima. No geral, as lavouras apresentam bons rendimentos.
De acordo com o último relatório da Conab, no Brasil, o percentual total do milho primeiro safra colhido já chega a 20,9%. No Triângulo mineiro, a colheita foi iniciada em áreas de pivô. As condições das lavouras são boas, com exceção no leste do estado, que sofrem escassez de chuvas.
No Rio Grande do Sul, o plantio foi concluído e as lavouras mais tardias se desenvolvem com restrição, devido à irregularidade das chuvas.
As áreas o oeste e do centro-sul da Bahia, iniciaram a colheita.
Previsão para os próximos dias
Nesta segunda metade da semana, as chuvas mais fortes e generalizadas previstas para o Centro-Oeste devem impactar as atividades do milho segunda safra, prevê a meteorologista Nadiara Pereira.
Já entre o Sul, Sudeste e interior Nordestino a previsão é de chuvas mais esparsas alternadas com maiores períodos de tempo seco, que devem favorecer os trabalhos em campo, tanto a instalação do milho segunda safra, quanto a colheita do milho primeira safra.
“Em muitas áreas os períodos de tempo seco e temperaturas muito altas acentuam o estresse térmico e hídrico para o desenvolvimento das lavouras de milho segunda safra que já estão mais adiantadas”, alerta Pereira.
O calor e a umidade seguem favorecendo a ocorrência de temporais entre Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. Destaque para a chuva mais pesada no Maranhão, entre o litoral do Rio Grande do Norte, da Paraíba e de Pernambuco.
Na Região Norte, calor, umidade e a atuação de um cavado meteorológico em níveis médios da atmosfera devem contribuir para que as instabilidades se espalhem por todos os estados, e a chuva continua ganhando força ao longo do dia. Destaque para condição de chuva forte no Amazonas, Acre, Rondônia, Pará e Tocantins.